Categorias: Dicas, Meio ambiente

Criando Abelhas em Casa

mel

Li uma vez uma notícia em que uma pessoa estava praticando apicultura (criação de abelhas) em seu apartamento. Achei um tanto quanto bizarro! Acredito que não dormiria tranquila sabendo que ali moram centenas de abelhas, fico imaginando sempre o pior rs.

Cá estou mordendo minha língua! Estamos criando jataí em casa, uma abelhinha bem inofensiva. Ok, mas por que abelhas? Não poderia ser coelhinhos, gatinhos ou até hamsters?

Bom, eu não consideraria as abelhas como animais de estimação rs, mas vamos assumir que sou uma pessoa que provém uma casinha segura para elas, em troca elas me oferecem alimento.

casinha

Figura 01 -Olhem a casinha que fizemos para elas.

Desde criança, sempre tive um pé atrás com abelhas e juro que não era por mal, mas queria elas bem longe de mim. Mal sabia eu que elas são essenciais para a natureza. Depois de crescida, soube que 2/3 do alimento que consumimos são cultivados pela ajuda das abelhas através da polinização (ela ajuda no transporte do pólen de uma flor para outra). Mas, sabia que as abelhas estão desaparecendo do mundo? Como também notei com os famosos vaga-lumes que já são raros de se encontrar! E os grandes vilões são o uso de pesticida nas plantas e pragas.

Voltando à história do meu novo hobbie. A jataí é uma abelha nativa do Brasil e era considerada sagrada pelo povo tupi. O mel dela é usado para uso medicinal e tem diversos benefícios. Como por exemplo, é usado como fortificante e anti-inflamatório, também é bom para quem tem problemas de intestino e aumenta a resistência do organismo. Infelizmente, ela se encontra ameaçada de extinção! Por isso, é importante protegê-la!

mel 3

Figura 02 – O favo das abelhas. Porém é necessário colocá-lo na centrífuga para extrair o mel.

E a parte gostosa ? Olha, o mel é suave e muito saboroso! Eu adorei!

mel l

Figura 03 – Mel da Jataí.

Em um próximo post, vou mostrar como funciona a casinha e o passo a passo para retirar o mel. Aguardem =D

Beijos

 

Links Consultados:

As abelhas estão desaparecendo. E isso é preocupante

http://www.jundiaionline.com.br/colunistas/os-beneficios-medicinais-do-mel-de-jatai-652

 

 

Deixe seu comentário