Categorias: Meio ambiente

Jardim Vertical

portal br condos 2

Já ouviram falar de jardins verticais? É só dar uma volta pelo Minhocão (via expressa de São Paulo) que você vai ver uns quatro prédios com as paredes forradas de plantas. Pois bem, isso foi fruto de compensações ambientais (como se fosse uma espécie de pagamento que as empresas têm que realizar por ter causado algum dano ao meio ambiente, como o desmatamento, mas em forma de benefícios ambientais. (Por exemplo: X empresa tem que plantar N mudas em alguma área da cidade como compensação por ter desmatado). Essa forma de compensação gerou muita polêmica, porque estudos dizem que esses jardins só compensam 23% das áreas desmatadas.

Semana passada, um promotor de SP quer proibir que a prefeitura use jardins verticais como forma de compensação ambiental. Na minha opinião, não deveria ser permitido para compensações ambientais, pois as plantas do jardim não equivalem a uma árvore, isto é, árvores são muito mais benéficas para a cidade do que os jardins e não se deve comparar os dois tipos de espécies. De qualquer forma, sem dúvidas esse verde todo dá outra cara para cidade, muito mais viva.

Os jardins agregam diversos benefícios para o microclima da cidade (São Paulo é a cidade do concreto, gera dezenas de ilhas de calor localizadas na região). Se a capital fosse verde, os raios solares poderiam ser absorvidos pela terra. Mas como praticamente tudo é de cimento, o calor fica retido nele, aumentando a temperatura de determinados locais na cidade. Observem este prédio no Minhocão, como fica mais atrativo.

Segundo o Sustentaraqui.com (muito bom esse blog, dá várias dicas de eco arquitetura), os jardins verticais trazem vários benefícios. São alguns deles:

-Isolamento térmico: protege contra altas temperaturas no verão;

-Redução de ruídos externos: a vegetação absorve e isola os sons produzidos pelos carros;

-Redução de gastos energéticos: diminui a necessidade de refrigeração devido à redução da temperatura interna do prédio.
Entre outros tantos benefícios, eis aí uma boa ideia. Aliás, fica lindo em casas ou escritórios. Deve ser até um redutor de estresse em ambientes corporativos.

jardim-vertical

Foto: G1, 2015.

Beijos, beijos 

Deixe seu comentário