Categorias: Dicas

Ecoeficiência dos secadores de mãos

 ciclo de vida vr

Fonte: Mercado Livre e Época Negócios (Globo).

Toda vez que lavo as mãos no banheiro no Shopping, bate aquela dúvida cruel: Usar o papel ou o secador elétrico? Qual é mais sustentável?

Hoje vamos responder essa questão com um estudo chamado Análise de Ciclo de Vida (ACV) feito por estudantes de Engenharia Ambiental em 2014 junto com a Fundação Espaço Eco (BASF). Mas afinal, o que é esse estudo?

É um estudo que analisa desde o berço do produto, sua retirada no meio ambiente (matéria-prima) até sua morte, quando vai parar na lixeira (depois aterro sanitário) levando em conta todos os efeitos ambientais associados às etapas produtivas (produção, distribuição e consumo). Vamos dar um exemplo: Você compra um caderno escolar. Para fazer o caderno precisou-se de arame, plástico e papel. Nesse processo, derrubaram árvores e extraíram  matéria primas da natureza que gerou consumo de água, energia, liberação de CO2 (gás carbônico), uso da terra, acidentes de trabalho, etc. Esse estudo avalia tudo isso e no final compara dois produtos, mostrando qual é o mais sustentável.

No estudo realizado pelos estudantes, foi avaliado um Shopping Center de grande circulação (800.000 visitantes por mês), e um centro universitário (2.170 alunos matriculados). A partir de uma pesquisa de opinião com 1.350 respostas, 74% preferem toalhas de papel e 26% pelo secador elétrico. É bem verdade que eu prefiro muito mais usar toalha de papel, enxuga melhor que o secador elétrico.

Os resultados mostraram que a secagem de mãos por meio de jato de ar quente de secador elétrico mostra-se mais ecoeficiente na comparação entre as tecnologias apresentadas. Verificou-se também que em locais de grande visitação, a utilização de secador elétrico destaca-se mais econômica. Infografico_Secagem-de-Mãos_OK_1196x1691 (1)

Fonte: Fundação Espaço Eco – BASF

Quer acessar o estudo?

Baixe aqui ó:

ANÁLISE DE ECOEFICIÊNCIA

Deixe seu comentário